terça-feira, 18 de setembro de 2012

Países Desenvolvidos do Norte


   A América Anglo-Saxônica é formada por países situados nas Américas e que possuem o idioma inglês como oficial e traços culturais e históricos provenientes do Reino Unido. Os países que formam esse bloco são Estados Unidos, Canadá, Belize, Guiana e algumas ilhas caribenhas. Sua área total é superior a 19 milhões de quilômetros quadrados, e os limites dessa porção do continente americano são o Oceano Atlântico a leste, o Oceano Pacífico a oeste o Oceano Glacial Ártico ao norte e o México ao sul.

Clima:
A vegetação predominante é a floresta temperada já muito devastada, com ocorrência de florestas boreais e tundra no norte do Canadá; e pradaria, pântanos e desertos nas planícies centrais e no sul do continente norte-americano.

Política:
Em nível político, os EUA, tradicionalmente, interferem e intermedia conflitos e questões diplomáticas internacionais para garantir o seu interesse e o interesse de parcerias econômicas.                                                       

Economia:
A partir do século, os EUA conseguiram fortalecer suas bases econômicas e financeiras, sendo o país mais produtivo e rico do mundo, apesar da crise econômica sofrida pelo país a partir de 2008, os EUA ainda possuem estruturas econômicas significativas, representadas pelos seus investimentos no mundo, empresas transnacionais, fortes parques industriais e centros de tecnologia.



Japão

O Japão (Nihon ou Nippon em japonês) é um arquipélago situado em frente à costa leste da Ásia, na parte noroeste do oceano Pacífico. Abrange cerca de 3.400 ilhas, o arquipélago japonês é dividido em 8 REGIÔES e 47 PROVÍNCIAS.

Clima:
O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massa de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do pacifico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico, a da costa do Pacífico temperado, a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso, e o da região sudoeste, subtropical.

Política:
O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. A Constituição o define como "símbolo do Estado e da unidade do povo" e ele não possui poderes relacionados ao governo. O poder, concedido por soberania popular, está concentrado principalmente na figura do primeiro-ministro do Japão e de outros membros eleitos da Dieta. O imperador age como chefe de Estado em ocasiões diplomáticas, sendo Akihito o presente imperador do Japão e Naruhito, o próximo na linha sucessória do trono

Economia:
Levando-se em conta seu produto interno bruto (PIB) nominal de 5,8 trilhões de dólares, o Japão é presentemente a terceira economia mundial e a quarta em relação à paridade do poder de compra, estando em 5,8 trilhões de dólares, o que ocorre basicamente em decorrência da cooperação entre o governo e a indústria, de uma profunda ética do trabalho, investimentos em alta tecnologia, redução de desperdício e reciclagem de materiais e de um orçamento relativamente baixo para a defesa. Dentre as principais atividades industriais estão à engenharia automóvel, a eletrônica, a informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e a química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. Esses dois territórios estão localizados no sul da Oceania, sendo considerados como parte da Polinésia.
A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Atearão (terra da longa nuvem branca).

Clima:
Em termos gerais, tem um clima oceânico, com temperaturas médias. No entanto, as temperaturas oscilam entre subtropical no norte, até quase sub-antártico nas áreas montanhosas do sul. A mudança das estações não são muito marcadas: o verão nunca são desconfortavelmente quentes e os invernos têm temperaturas médias de neve nas terras altas do sul e do South Island. A precipitação varia de acordo com a área, e os invernos mais úmidos que os verões.

Política:
 É uma nação independente e democrática, com um parlamento eleito pelo povo e um ambiente social e político estável. O país é uma ex-colônia da Inglaterra e a rainha Elizabeth II continua sendo a chefe de Estado constitucional, mas não desempenha um papel ativo no governo do país. Na Nova Zelândia, a rainha é representada pelo governador-geral, cujas funções são, essencialmente, cerimoniais.
As eleições ocorrem a cada três anos e todos os neozelandeses com mais de 18 anos podem votar. Os neozelandeses Maoris podem optar por votar como parte integrante do eleitorado geral ou por uma das sedes especialmente designadas para os Maoris.

Economia:
Dona de uma das economias mais abertas do mundo, a Nova Zelândia é defensora do livre mercado. O país tem investido bastante no turismo, importante fonte de divisas, aproveitando-se das belas paisagens naturais, gerando uma grande receita para a economia do país, além de muitos postos de trabalho. 

 Austrália




A Austrália  é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo, a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico.

Política:
Forma de governo: Monarquia parlamentarista, 6 estados e 3 territórios.  
tem como partido: Liberal da Austrália (LPA), Trabalhista Australiano (ALP), Nacional da Austrália (NAP), dos Democratas Australianos (AD). 
Legislativo: bicameral - Senado, com 76 membros eleitos por voto direto para mandato de 3 a 6 anos; Casa dos Representantes, com 148 membros eleitos por voto direto para mandato de 3 anos. 
Territórios administrados: Ilhas Cocos, Christmas e Norfolk.

Clima:
É o continente mais plano, com os solos mais antigos e menos férteis; É o habitado mais seco, tendo apenas as partes sudeste e sudoeste um clima temperado. A densidade populacional, de 2,8 habitantes por quilômetro quadrado, está entre as mais baixas do mundo, embora uma grande parte da população esteja concentrada no litoral temperado do sudeste

Economia:
Moeda: Dólar australiano.  
PIB: US$ 361,7 bilhões (1998). 
Crescimento do PIB: 3,8% ao ano (1990-1998). 
Renda per capita: US$ 20.640 (1998). 
Força de trabalho: 10 milhões (1998). 
Agricultura: trigo, cana-de-açúcar, algodão em pluma, uva, outras frutas. 
Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves. 
Mineração: carvão, minério de ferro, chumbo, cobre, ouro, prata, petróleo, gás natural, bauxita. 
Indústria: alimentícia, bebidas, tabaco, máquinas e equipamentos, metalúrgica, extração de petróleo, carvão, química, gráfica e editorial, madeireira, papel. 
Principais parceiros comerciais: Japão, EUA, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Reino Unido, Cingapura, Taiwan (Formosa), China, Alemanha.

União Européia (UE)

A integração Europeia iniciou-se após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de reconstruir a Europa, arruinada pelo conflito, e evitar novos confrontos entre os povos que faziam parte de uma mesma história política e geográfica, que conservavam sua identidade, seu idioma e sua cultura. O bloco político econômico reúne 27 países dos quais são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia.
A União Europeia estabeleceu um mercado único em todo o território de todos os seus membros. Uma união monetária, a zona euro, 
usando uma moeda única é composta por 17 Estados-membros. A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Econômica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958. Nos anos de intervenção a UE cresceu em dimensão com a adesão de novos Estados-membros e em poder, por meio da adição de domínios políticos nas suas competências. O Tratado de Maastricht estabeleceu a União Europeia com o seu nome atual em 1993. A última alteração ao fundamento constitucional da UE, o Tratado de Lisboa, entrou em vigor em 2009.



Federação Russa

País da Europa Oriental e da Ásia. Também conhecido por Federação Russa, foi o centro político do Império Russo (1721 a 1917) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. É banhado pelo oceano Ártico, a norte, pelo oceano Pacífico, a leste, e pelos mares Negro e Cáspio, na sua parte meridional. A Rússia faz fronteira terrestre com a Noruega, a Finlândia, a Polónia, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Bielorrússia e a Ucrânia, a oeste, e com a Geórgia, o      Azerbaijão, o Cazaquistão, a China, a Mongólia e a Coreia do Norte. Tem ainda um pequeno enclave entre a Polónia e a Lituânia que abre para o mar Báltico.

Clima:
As regiões mais setentrionais possuem um clima ártico, caracterizado pelas baixas temperaturas ao longo do ano, apenas com os meses de verão aregistarem médias positivas. 

Economia:
A Rússia dispõe, não  de uma enorme quantidade de recursos energéticos (carvão, petróleo, gás natural e hidroenergia) e minerais (cobalto, crómio, cobre, ouro, chumbo, manganésio, níquel, platina, volfrâmio, vanádio e zinco), como também de praticamente todas as matérias-primas requisitadas pela indústria moderna.

CEI

O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam. Porém, o vínculo estabelecido entre esses países gerou entre eles uma grande dependência nas relações políticas, militares e econômicas. 
A população da CEI é de aproximadamente 274 milhões de habitantes, sendo a Rússia, o país mais populoso – 140,8 milhões de habitantes. Em 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco foi de 587,8 bilhões de dólares. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário