segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Índia 

A Economia da Índia é a décima maior do mundo em produto interno bruto nominal e a terceira em paridade de poder de compra, bem como a terceira mais desenvolvida da Ásia em termos de PIB nominal, atrás apenas das economias do Japão e da República Popular da China.
Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar. Existem grandes áreas com monoculturas voltadas para a exportação. São as plantations, cultivadas desde a época em que os ingleses colonizaram a região. Entre os produtos cultivados, estão o chá, o tabaco e o algodão. Tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, perdendo apenas para o Brasil. Índia, Brasil, República Popular da China e República da Coreia lideram o G-21.
O desenvolvimento econômico indiano está entre um dos maiores do mundo atualmente (com crescimento do PIB em 10% anuais) porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma dívida social elevada (pobreza rural, significativo analfabetismo residual, sistema de castas, corrupção, clientelismo etc.), a economia do país é constantemente "sufocada", o que impede a exploração de sua plena potencialidade econômica.

Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869. Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.
    Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.

Ideais defendidos

Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foram presas várias vezes pelos britânicos.

Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.
     Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Dhelhí por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (em sânscrito  “grande alma”) Gandhi.



China  

O surgimento da China como potência econômica mundial está entre os mais dramáticos acontecimentos econômicos das últimas décadas. O impacto disso na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste, tanto em termos de importações quanto de exportações, causou transformações na política econômica e nas práticas comerciais regionais e nacionais. As medidas adotadas por legisladores, empresas e consumidores serão, provavelmente, influenciadas pelo emergente poder econômico da China.
De 1980 a 2004 o produto interno bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-a a sexta maior economia mundial. A integração do país à economia mundial é refletida principalmente no rápido crescimento de seu papel no comércio internacional, cuja participação total no comércio mundial passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003. Em 2004, a China tornou-se a terceira maior nação a negociar em dólares, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha e logo à frente do Japão.

Mao Tsé-Tung  

Nascido em 26 de dezembro de 1893, em Shaoshan, província de Hunan, China, Mao Tsé-tung foi o líder do Partido Comunista Chinês, a partir de 1935 até sua morte, e presidente da República Popular da China 1949-1959. Grande Salto de Mao e da Revolução Cultural foram mal concebida e teve consequências desastrosas, mas muitas de suas metas, como a China enfatizando a autoconfiança, eram geralmente louvável.
Em março de 1925, o presidente chinês, Sun Yat-sen morreu, e seu sucessor, Chiang Kai-shek, tornou-se o presidente do Kuomintang. Ao contrário de Sun Yat-sen, Chiang  era mais conservador e tradicional. Em abril de 1927, ele rompeu a aliança e começou uma violenta purga dos comunistas, prendendo ou matando muitos.


Tigres asiáticos 

O termo Tigres Asiáticos se refere a quatro países da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que a partir da década de 1970 alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico. Em razão da agressividade administrativa e da localização desses países, eles receberam tal denominação.

Foram vários fatores responsáveis pelo desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos. Grandes investimentos estrangeiros, principalmente dos EUA, Política de incentivos fiscais, visando atrair capitais de empresas estrangeiras, Exploração da mão de obra barata e abundante, com jornadas de trabalho prolongadas e “militarização” do trabalhador, Políticas de incentivo e facilitação das exportações, Melhoria no padrão de vida da população, o que favoreceu o aumento do poder de consumo. 
 O progresso de Taiwan seguiu o mesmo rumo. O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas.

África do Sul    

A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 70% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial.  Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de US$ 1,25 por dia.  
A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. Duas dessas línguas são de origem europeia: o africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do holandês que é falada pela maioria dos brancos e coloured sul-africanos, e o inglês sul-africano. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.

Apartheid

O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
A oposição ao apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil. Em 1960, a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação. O Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua.



Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-economia-india.htm
http://www.infoescola.com/biografias/mahatma-gandhi/
http://educacao.uol.com.br/biografias/mao-tse-tung.jhtm
http://www.not1.xpg.com.br/china-potencia-economica-geopolitica-e-relacoes-chinesas/
http://www.infoescola.com/geografia/tigres-asiaticos/
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul
http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm