quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ordem Geopolítica Mundial

É uma forma explicativa utilizada para se compreender as transformações socioeconômicas e geopolíticas que ocorrem no mundo. Correspondem as relações de poder entre países no plano mundial. Ela define quais as grandes potências e suas áreas de influência, as disputas e conflitos ocorridos e etc.


Velha Ordem Mundial 

A velha ordem mundial pode ser dividida em duas fases: Industrialização, quando a Inglaterra era a maior potência mundial, e a fase que se iniciou após a Segunda Guerra mundial, quando emergiu a ordem bipolar na organização do espaço geográfico.
Ela ficou caracterizada pela bipolaridade e formaram-se então dois blocos político-militares, cada um sob a influência de uma super potência. De um lado, os Estados Unidos - Capitalista e do outro a União Soviética - Socialista. 
Nesse caso existem dois fatores que expressam esse processo: O muro de Berlim que separou o lado Socialista do Capitalista e foi destruído após um período de grande pressão e manifestação popular, e a Cortina de Ferro, aonde os países tinham influência direta da União Soviética. 




Disputas Ideológicas:
Eram usadas entre Americanos e Soviéticos as Olimpíadas a Corrida Armamentista, o Acúmulo de armas nucleares e a Corrida a Era espacial que foi extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico, principalmente do lado capitalista.



Economias Localizadas: Concentradas nos EUA e na URSS, esse período durou até a queda do muro de Berlim em Novembro de 1989, onde se encerravam quarenta anos da bipolarização, marcados pelo confronto ideológico entre o Oriente e Ocidente e pela estratégia da recíproca dissuasão termonuclear dos dois blocos envolvidos. 

Linha do tempo no período bipolar

 1945: Início da Guerra Fria (EUA – Capitalista e URSS – Socialista)
1946: Início da corrida de armas
1950-1953: Guerra da Coreia do Sul (capitalista) x Coreia do Norte (socialista)
1949: Associação entre os países capitalistas
1955: Pacto de Varsóvia (aliança entre países socialistas do leste)
1957: Corrida espacial
1962: Construção do muro de Berlim (Divisão Alemã em capitalista e socialista)
1964-1975: Guerra do Vietnã
1980: União da China com os EUA contra a URSS
1989: Queda do muro de Berlin e “fim da guerra fria”
1991: Fim da URSS e fim oficial da Guerra Fria com independência dos países bálticos.





 Por fim, deixo esse vídeo trazendo mais conhecimentos com a aula do professor Bruno Sameti, explicando a diferença entre o fim da velha ordem e o inicio da nova ordem, o desenvolvimento tecnológico, bipolaridade, unipolaridade e a multipolaridade econômica, entre outros...


Créditos:
Livro: Geografia geral e do Brasil (James & Mendes)
Livro: Geografia sociedade e cotidiano (Dadá Martins, Francisco Bigotto & Márcio Vitiello)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Globalização


  A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes. Há, no entanto, aspectos tanto positivos quanto negativos na globalização. Os aspecto negativo é a facilidade com que tudo circula não havendo grande controle. Como aspecto positivo, temos a facilidade com que as inovações se espalham entre países e continentes, o acesso fácil e rápido à informação e aos bens.
A Globalização também pode ser considerada como à forma que os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, ocorre a expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir os negócios e etc.
 Ela afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação.     
                                                                  
 


Música - Globalização

Globalização é a nova onda

o Império do Capital em ação 
fazendo sua rotineira ronda

No gueto não há nada de novo 
Além do sufoco que nunca é pouco
Além do medo e do desemprego, da violência e da impaciência
De quem partiu para o desespero numa ida sem volta
Além da revolta de quem vive as voltas
com a exploração e a humilhação
de um sistema impiedoso há nada de novo
Além da pobreza e da tristeza de quem se senti traido e esquecido
Ao ver os filhos subnutrido sem educação
crescendo ao lado de esgotos banidos a contra gosto pela sociedade
Declarado bandidos sem identidade 

que serão reprimidos em sumaria execução
sem nenhuma apelação.

               Tribo de Jah





Comentário sobre o vídeo

O vídeo mostra os dois lados da globalização, o bom e o ruim.
O lado bom é que existe as tecnologias, por ser um meio de comunicação que, quando utilizado ao nosso favor, é ótimo para adquirirmos conhecimento;
Outra coisa boa é suas comodidades, como por exemplo, o celular, o mp3, o ipod e etc. que podemos levar e utilizar em qualquer lugar, além de nos ajudar em muitas coisas.
O lado ruim é que gera o consumismo, as pessoas começam a querer e comprar coisas que as vezes nem é muito útil, mas compra mesmo assim, além de nos fazer criar vícios.
Outra coisa ruim é a divisão dos países e a desigualdade social, o ricos são dominantes enquanto os pobres são uma espécie de  “subordinados”.
Ocorre também a perda de identidade cultural, as pessoas vão deixando de lado seus costumes, religiões e crenças e trocam coisas que praticavam antes pelo “modernismo”.
Tudo gira em torno do dinheiro e as pessoas ficam alucinadas por ele, tanto que esquecem das outras que estão na miséria e passando fome.